terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DEVANEIANDO: a Internet Controla Você

Eu estava aqui numa boa ainda agora rindo pra valer de algumas charges, se assim se pode dizer, dos ''memes'' no Facebook, quando minha mãe veio e falou: ''Isso está controlando você. Você se deixa dominar, dá nisso. Você era quem devia domina-lo'', se referindo ao computador ou a internet. Fiquei sinceramente sem graça e com concordei com ela. É difícil minha mãe me deixar sem graça. Quando a gente cresce parece que a autoridade dos pais vão perdendo a força, né? Você abre os olhos, ''come a maçã'' e começa a duvidar do que eles dizem. Entretanto eles permanecem como orientação em momentos de precisar chegar em um endereço e etc. Enfim.

Mas essa é a grande verdade: a internet está dominando as pessoas. Boa parte desses ''memes'' do Facebook é a expressão de alguém que acha que é bem melhor ficar em frente à uma tela de computador do que sair. São piadas que são ao mesmo tempo, formas de aceitação. Vem de pessoas imaturas. Engraçadas, mas imaturas.

Confesso que desde um pouco antes do natal fiquei mais de 5 horas na internet, todos os dias. Aqui eu escrevi um devaneiando contando que havia ficado o dia todo assistindo A Feia Mas Bela no You Tube, e realmente, naquele dia, fazendo as contas, fiquei mais de 8 horas em frente ao computador, assistindo capítulos alternados. Eu até havia me esqueci de comer. O que eu to falando não é nada, tenho certeza que existe gente que fica muito mais tempo que eu assistindo episódios do Glee, Sobrenatural, Hannah Montana e etc.

Sabe algo que acho inconcebível? Crianças e pré-adolescentes nessa rotina. Não, para mim é um pensamento insuportável, dá vontade de ser mãe desses e arrancá-los da frente do computador. Meninas de 12 anos abrindo comunidade no Orkut para insultar uma outra menina da mesma idade, se sentindo a Cruela Devil, ou a Nazaré Tedesco. Dá vontade de rir na cara dela.

Acho que o que toda pessoa que compreende que o melhor da vida não está em uma rede social deveria fazer é estabelecer um horário e um limite para navegar na internet. Sei que as vezes fica interessante demais. De repente vem uma atualização nova, um novo albúm com fotos de um evento que nem te chamaram...

Nenhum comentário: